quarta-feira, 14 de maio de 2008

Goiânia, 07 de abril de 2004.

Senhor Roger Plant,

Li, há algum tempo, uma matéria sobre a Globalização e o trabalho escravo, baseada em algo que o senhor disse e venho por meio desta carta opinar sobre o que li.
O senhor disse que a globalização contribui para o aumento do trabalho escravo e argumentou sobre o seu ponto de vista. Posso dizer que concordo com o que disse, concordo que a globalização facilita o aumento do trabalho escravo. Empresas fogem de países com leis trabalhistas mais rígidas e investem em países que não têm carga horária determinada e a mão-de-obra é mais barata. Países industrializados, mais desenvolvidos, dificultam o acontecimento de trabalho escravo.
Trabalho escravo é algo extremamente desumano, tão desumano quanto os testes que certas indústrias farmacêuticas realizam em países pobres, se aproveitam da falta de conhecimento e oferecem pouco dinheiro para transformar humanos em ratos de laboratório. A busca pelo trabalho leva as pessoas a aceitarem trabalhar sob condições terríveis.
Está crescendo um novo pensamento entre as empresas, o pensamento da consciência ambiental, mas acho que deveria crescer também a consciência humana. Preservar a natureza e valorizar o humano.
Espero que o senhor use do seu cargo de chefe do Programa Internacional de Combate ao Trabalho Escravo e tente mudar esta realidade. O senhor é como qualquer outro cidadão com consciência, só que com um poder a mais, espero que tenha ciência disto. Contamos com o seu empenho.

Atenciosamente,

Um comentário:

Laura R. disse...

Carta Argumentativa

COMENTÁRIOS DO AVALIADOR:
Evite expressões comuns demais. Só assine o texto se for solicitado na coletânea. No Vestibular, qualquer tipo de identificação anula a sua prova.
Laura, tome cuidado para que o seu texto não se torne apenas expositivo. Acrescente uma argumentação extra-coletânea. Fuja, ao máximo, do senso comum.
NOTA: 75