quarta-feira, 16 de abril de 2008

Português Morto-vivo

Passei da época de "mIRC" e "Flogão" e com esta fase foi o "miguxês" e surgiu a paixão pela Língua Portuguesa. Sim, uma adolescente apaixonada pelo bom e velho Português.
Sempre achei que o problema acontecesse só com adolescentes, que só eles não percebessem o valor de nossa Língua. Sou a chata da turma, que sempre corrige os "erros".
A grande desvalorização por parte dos adolescentes tem grande influência da Internet, porque para responder às coisas mais rápido, saem abreviando as palavras e tudo parece um novo dialeto, que até tem nome, "Internetês". Não escrever corretamente na Internet é compreensível, mas existem os que usam deste dialeto em redações ou até esquecem como seria a forma "certa" e passam a usar abreviações em seu lugar.
Em uma bela tarde, fui checar meus emails e ao ligar o computador vi o Orkut da minha mãe aberto e, meu deus, quantos erros! Não só as abreviações, mas também erros de concordância, falta de acentuação e excesso de pontuação (se a quantidade de exclamações fosse proporcional ao entusiasmo, ela seria uma das pessoas mais efusivas do mundo).
Foi como um sinal pra mim, o Internetês está se alastrando como uma doença contagiosa! Cuidado senão o próximo pode ser... vc?

4 comentários:

Laura R. disse...

Crônica, Tema: Língua Portuguesa

COMENTÁRIOS DO AVALIADOR:
Laura, explique do que se tratam os termos (mIRC, flogão, miguxês, Orkut).
Crônica criativa e desfecho surpreendente e intrigante. Parabéns!
NOTA: 95

Laura R. disse...

COMENTÁRIOS DA ESCRITORA:
Não concordo com a correção feita, sinceramente, não gostei da minha redação e nem do título. Acho que poderia ter feito algo totalmente mais bem elaborado. O texto como está escrito merece no máximo 80, 95 é nota para textos como o da Jordana (http://selfeservice.blogspot.com/2008/04/o-que-quer-essa-lngua.html).

Jordana, disse...

Eu gostei da redação mas achei a avaliação inadequada, de acordo com o gênero textual você está de parabéns mas como vc mesma disse, você poderia ter elaborado melhor a redação.

Anônimo disse...

Mas espere, qual é a nota realmente? ...hahahahaha

(=D)
95 mesmo ou não?

Pra mim seria 70, somente mesmo pra passar e continuar se esforçando para escrever bem mais interessante. Detalhe: Bem mais interessante, pois interessante já é.

Legal seu blog!