quinta-feira, 17 de abril de 2008

Donnie Darko e A Filosofia da Viagem no Tempo

Surpreendente. Donnie Darko foge completamente das expectativas normais para um filme hollywoodiano e é aí que conquista. Além de contar com bons atores e uma incrível trilha sonora recheada de grandes músicas dos anos 80. O filme é de 2001 mas, por não ter feito tanto sucesso nos EUA, não chegou a passar nos cinemas daqui.
Donnie Darko é um adolescente problemático, sonâmbulo, que toma remédios receitados pela psicóloga que o acompanha. Em uma noite Donnie é acordado por Frank, um coelho gigante, e escapa da morte. Uma turbina de avião cai exatamente no quarto dele durante sua ausência e o coelho diz que o mundo irá acabar em 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos, exatamente no dia 30 de Outubro de 1988 (ano em que o filme se passa), Halloween. É então que começa toda uma história que parece não se encaixar direito e só ao fim podemos entender (e nem assim completamente) o que estava acontecendo.
Ao longo do filme Donnie obedece ordens de Frank, se interessa por certas realidades metafísicas, começa a pesquisar sobre viagem no tempo (descobrindo o livro "A Filosofia da Viagem no Tempo" escrito por Roberta Sparrow, a Vovó-Morte que aparece sempre checando a caixa de correspondência) e conhece Gretchen, sua futura namorada. Cada pequeno detalhe parece se unir e construir uma lógica que só será semi-desvendada no final, sendo que este não age como explicação, é mais um elo entre o começo e o desenvolvimento do filme. O que nos leva a usar nossos próprios neurônios pra juntar as informações cedidas durante a história e procurar mais informações.
Existe também a possível ligação entre o coelho gigante de Donnie e o apressado coelho de Alice no País das Maravilhas. Frank aparece para Donnie enquanto ele dorme e pede para ele o seguir, o coelho de Alice também aparece enquanto ela dorme, ela o segue e cai em um buraco feito por ele que a leva para um outro mundo, já Donnie escapa da morte ao conhecer Frank e começa a viver em um universo (realidade) tangente. Além de Donnie sempre aparecer conversando com Frank através do espelho de seu banheiro, o que lembra Alice Através Do Espelho.
Donnie Darko é um filme muito bem montado e deveria estar na lista de "Filmes Para Ver Antes de Morrer" de todos. Apesar de muitos reclamarem do final pouco esclarecedor, faz bem ver filmes que mostrem mais do que corpos e nos faça pensar.

2 comentários:

Laura R. disse...

Resenha Crítica; Tema: Donnie Darko

COMENTÁRIOS DO AVALIADOR:
Laura, o desenvolvimento de seu texto ficou bom, contou bem a história do filme, trazendo elementos importantes. Mas você devia melhorar a conclusão, desenvolva a análise que você fez do filme, seja mais objetiva no desenvolvimento para que você possa fazer uma melhor avaliação. Atenção na coesão, há uma idéia que precisa ser completada!
NOTA: 83

Pedro Ascar disse...

Laura, a estrutura do texto está ótima. É visível seu alto nível de percepção com tamanhas citações e co-relações com outras obras, mas faltou o essencial: ser crítica em relação à temática do filme. Você falou muito e pouco ao mesmo tempo. Ficou tudo muito superficial. Atente-se a isso. Seja crítica, sutil e ácida ao mesmo tempo, e sem dúvidas, você conseguirá um bom resultado.

Pedro.