terça-feira, 27 de maio de 2008

Nu e Cru

O Ensino Médio é um mundo à parte. É um mundo especial, feito do tamanho e jeito certos para adolescentes. É o casulo, entramos lagartos e saímos borboleta. Ou quase isso.
Entrei no 1º ano como uma pré-adolescente chata, muito chata, e influenciável, extremamente influenciável. No 2º ano eu era só abraços e sorrisos. Já no 3º eu sou saudade, nostalgia, mas com certeza sou uma soma de tudo que aprendi nesses últimos dois anos. Nunca aprendi tanto em tão pouco tempo, nunca mudei tanto, melhorei tanto. Sou grata. Mais do que grata.
Meu mundo paralelo é o Colégio Classe, aquele lugar estranho onde só se vê homem dando aula (com exceção da Senhora Mãe Majadas que entrou este ano), onde o forte é Humanas, onde "estão formando mais que vestibulandos, estão formando seres humanos". Talvez nem eles saibam como essa frase é verdadeira, talvez pensem só que é uma boa frase pra chamar mais alunos ou agradar a pais, mas eu sei o quão verdadeira é.
O Classe não é um colégio qualquer com plantão de dúvida de tarde, professores de manhã e uma coordenação bem organizada. Aquilo lá é inexplicável, não sei como, mas me faltam palavras. Me diga qual colégio oferece aula de Teatro/Cinema/Fotografia? Aula de Mídia? Aula para "Novos Escritores"? Jornal da escola com matérias inteligentes sobre temas atuais (ou não) e música boa? Aula com professor de Filosofia em que lêem e estudam clássicos literários? Escolas que ajudam creches? Escolas que levam os alunos para vêem a realidade fora desse mundinho de conforto em que nós vivemos? Que escola tem tudo o que é necessário e muito mais ainda, como o Classe? Talvez alguma escola tenha coisas parecidas, mas nada chega sequer perto do que aquele colégio é.
Admiro tudo o que o Classe é, tudo o que já foi. A unidade da T-11 era pra mim como uma segunda casa, muitas vezes era como a primeira casa. Passei tardes e mais tardes por lá durante meu 1º ano, tardes com e sem coisas pra fazer, tardes que mesmo vazias são minhas lembranças preciosas. Eu e meus amigos tínhamos um canto da sala só pra nós, ainda estávamos todos juntos na mesma sala e tínhamos o caderninho vermelho que nos acompanhava em todos os lugares, o caderninho que guarda nossos pensamentos, que nos viu amadurecer. No segundo ano nos mudamos pra nova unidade e tudo tinha um jeito novo, um cheiro novo (lembrando que minha memória é olfativa). Já não estávamos todos na mesma sala e estávamos diferentes, um tanto quanto "crescidos", um tanto quanto mudados. O Classe estava crescendo e nós com ele.
Um certo professor disse que nossa época foi a melhor época do Classe, a época do meu 1º e 2º ano. Disse que nenhuma turma de antes e nem as que vieram depois foram tão boas. Eu posso dizer que nenhum colégio foi melhor que o Classe, nenhum antes. Posso dizer que nenhuma época foi tão marcante, posso dizer que nunca conheci pessoas tão únicas.
Agradeço aos professores que me proporcionaram esses anos maravilhosos, agradeço a todos, desde os mais amados aos mais odiados.

2 comentários:

Jordana, disse...

Muito lindo tudo o que disse. Infelizmente os professores que mais me marcaram no Ensino Médio sequer sabem da minha existência.

Anônimo disse...

Pra alguem entrar num casulo como lagarto e sair como borboleta tem que sofrer uma puta de uma transformação. Pq lagarto é reptil, borboleta é inseto... já a larva da borboleta é chamada de lagarta.

ok... xiliques de biólogo a parte, realmente o ensino médio é uma época impar na vida de uma pessoa, principalmente por se tratar da adolescencia pura, onde a maioria das descobertas se dão.

Dizem que os amigos da faculdade sao pra vida toda. Para mim isso não funcionou... meus amigos da vida toda foram feitos no ensino médio.

Lendo esse tipo de coisa que a gente percebe como o tempo passa ligeiro... hoje já não posso mais me enquadrar no personagem do aluno em transformação... atualmente eu estou no lado do professor que transforma. Pelo menos é isso que eu tento.