quinta-feira, 27 de março de 2008

Espelho Plano

A organização em grupos é algo que vem junto ao homem desde a Pré-História com a organização dos clãs patriarcais (grupos ligados por laços de parentesco ou sentimentais) durante o Neolítico. Faz quase o mesmo tempo que "Amizade" vem sendo objeto de reflexões e parece ser uma fonte inesgotável, até mesmo por ser algo tão abstrato e importante para o ser humano.
Desde a infância procuramos nos encaixar, ou formar grupos, procurando em outros características nossas. Com o passar do tempo parece se tornar mais difícil criar amizades, se aproximar das pessoas e conhecê-las verdadeiramente, porém essas parecem se tornar mais fortes e duradouras.
Caetano Veloso diz, em certa música, que a poesia está para a prosa assim como o amor está para a amizade. O amor é sonho, idealização, já a amizade é história, continuidade. Desde sempre o humano procura seres parecidos com ele e é nestes que acaba confiando, dividindo experiências e criando laços. Pode parecer fácil, mas não é, Montaigne disse certa vez que "encontramos facilmente homens aptos a travar conosco relações superficiais, o mesmo não acontece quando procuramos uma intimidade sem reservas".
O homem não é auto-suficiente e, como já foi muito repetido, nenhum homem é uma ilha. Essa procura por si mesmo faz parte da natureza humana e nada mais compreensível que criar laços com quem tem em si um tipo de espelho onde seu amigo possa se ver refletido.

Um comentário:

Laura R. disse...

Dissertação; Tema: Amizade

COMENTÁRIOS DO AVALIADOR:
Laura, você usou as informações contidas na coletânea, mas você pode ser mais crítica e usar outras fontes a fim de enriquecer seu texto. Parabéns pela expressão em língua portuguesa.
NOTA: 88